paixão da educação

a história de um lento regresso à escola, contada pelo 'próprio'

domingo, setembro 18, 2005

Dia R [de Recepção]

A manhã da passada sexta-feira, 16, foi preenchida com as recepções aos alunos do Básico e do Secundário. Voltaram o movimento e o ruído, e uma agitação que parece caótica, mas que obedece, seguramente, a alguma regra ainda desconhecida. Cheguei depois da 9 da manhã, com as recepções aos mais novos já a decorrer. Pedi autorização ao executivo e entrei na sala do 8ºD, e depois do 7ºC, para fazer uns "bonecos". Que é como quem diz, umas fotos, para documentar este início de ano. Pura rotina, mas até aqui interrompida durante demasiado tempo. Algumas fotos exteriores e depois das 11.00 horas, também estive na recepção do 10ºE.

Cada Director de Turma, coadjuvado por um assistente, forneceu aos alunos algumas informações relativas ao início do ano lectivo. Um pequeno Guião, concebido para os 7º e 10º anos, foi-lhes distribuído. Um texto que abre com ecos de uma voz em que me reconheço ainda [!] e um precioso organograma da João de Barros, na página 3. Mais o calendário escolar, quadros com a indicação dos serviços de apoio aos alunos, a planta da escola, excertos do Regulamento Interno e uma breve anotação biográfica sobre o nosso patrono. Tudo isto sob o olhar desarmante da Mafalda e dos amigos...

Não senti a paragem, o afastamento; parece que foi ontem que deixei de ir à escola, de fazer este trabalho e todas as tarefas que agora me preparo para retomar. Até o stresse voltou como antes, entre conversas, projectos a discutir, documentos a ler e a fotocopiar, encontros marcados e desmarcados.

A reunião com o presidente foi adiada de novo. A reunião da equipa da Biblioteca, a BME, caiu sobre o final da manhã e apenas consegui alguns minutos para deixar umas ideias. A saída precipitada, - um imprevisto -, deixou-me a manhã a meia haste. Mas já tenho que fazer para 2ª feira, 3ª feira, talvez 4ª feira... enquanto Macau não chega em definitivo, quem sabe, se lá mais para o final da semana.

18 Comments:

Enviar um comentário

<< Home