paixão da educação

a história de um lento regresso à escola, contada pelo 'próprio'

quarta-feira, agosto 31, 2005

Mudar de vida

Tecnicamente, o ano lectivo 2004/ 2005 termina dentro de minutos, a 31 de Agosto; o próximo ano lectivo de 2005/ 2006 começa dentro de minutos, a 1 de Setembro. Portanto, terminámos e vamos começar. Este blogue segue o calendário lectivo e também termina dentro de minutos para começar de novo e mudar de vida, logo a seguir.

Não há lugar, pelo menos neste post, para um balanço mais circunstanciado do que foi, de início, o projecto da [paixão da educação]. Frequentemente os projectos nunca chegam a ser aquilo para que apontam, porque as contingências raramente são tidas na devida conta e os imponderáveis, por definição, não são previsíveis. A ordem dos factos é o que é, a do direito e do desejo, raramente é o que devia ser e o que aspira a ser.

O projecto de um blog colectivo, múltiplo e participado, sobre a educação, sem embargo das participações e dos comentários com que acabou por contar, ficou aquém do que pretendíamos. Fica aqui o agradecimento a todos os participantes: ao Joaquim Sande Silva, lá de Coimbra, ao Fernando Guimarães, desde Ponta Delgada, ao Manuel Cruz, ao José Rabaça, ao Pedro Maia, à Ana Carina Moreno, desde Almada e do Seixal, num ano tão decisivo do curso que já terminou [Parabéns pelo estágio na Visão!]. Um abraço especial ao Roberto Nasser, que sem participar directamente na [paixão], sempre manifestou interesse em estar informado lá em São Paulo, Brasil, sobre o nosso trabalho. Aos nossos leitores e colegas de ofício, aos autores de outros blogues da educação que nos citaram, frequentemente, com excessiva generosidade, também agradecemos vivamente.

Mas agora é tempo de mudar de vida. A partir de amanhã, 1 de Setembro, a [paixão da educação], antecipando desde já eventuais momentos de baixa produtividade e de menor empenho, contingências várias e obstáculos que não podemos prever, à distância, nem remover inteiramente, quando chegarem, passará a ser apenas um diário do lento regresso à escola [explicações sobre o tema... amanhã]. Um sítio para manter viva a opinião qualificada, com argumentos, para falar e dar notícia das experiências e dos projectos que pretendemos desenvolver na prática diária da escola. Um sítio, sem mais, para fazer o registo pessoal e subjectivo de uma vida profissional inteiramente dedicada à escola e à comuniddade escolar. Não se pode pedir mais, não se deve esperar mais, porventura, não se deveria prometer tanto.

A todos, um bom ano lectivo!

8 Comments:

Enviar um comentário

<< Home