paixão da educação

a história de um lento regresso à escola, contada pelo 'próprio'

segunda-feira, junho 13, 2005

BiblioCiência na Feira do Livro



Parece o autocarro cavaleiro, que transporta o jovem feiticeiro de Hogwarts, numa viagem alucinada pelas ruas de Londres. Mas é apenas, e não é pouco, o autocarro transformado do Projecto BiblioCiência... que permaneceu no topo do Parque Eduardo VII, durante todo o período de realização da Feira do Livro de Lisboa que acaba hoje. Trata-se, na verdade,de um laboratório sobre rodas, devidamente apetrechado com "equipamento de experimentação científica e documentação de apoio", dirigido sobretudo à comunidade escolar e à população do 2º ciclo, até ao 6º ano. Faz uma pedagogia lúdica e divertida da atitude científica, interpelando as crianças e os jovens através de situações experimentais que se enquadram nos seus curricula de estudos.

Os objectivos do Projecto, da responsabilidade das Bibliotecas de Lisboa (CML), e que conta com os patrocínios da TMN, do Ministério da Educação, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Ciência Viva, da editora Gradiva e do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico são os seguintes:
1. Fomentar nas crianças/jovens o gosto pela aprendizagem das Ciências e a criação de hábitos de pesquisa e investigação;
2. Contribuir para a diminuição do afastamento dos jovens das ciências exactas e consequente promoção do sucesso escolar;
3. Incentivar, junto dos professores, a utilização das novas tecnologias no ensino das Ciências e a utilização da experimentação científica como parte integrante da acção lectiva;
4. Incentivar a criação de uma rede de cooperação entre agentes diversos (bibliotecas públicas e escolares, comunidade escolar e científica, empresas e associações) que participe de forma articulada para a promoção lúdica da Ciência.

Informações mais detalhadas, para além de jogos pedagógicos e outros recursos bem desenhados para o efeito que o projecto se propõe, podem ser encontradas no sitio da BiblioCiência.

No tejadilho do autocarro transformado está instalada uma mini estação meteorológica que transmite dados para o servidor e que podem ser consultados a qualquer momento. Os dados regularmente actualizados encontram-se no link das condições actuais.

O autocarro vai às escolas do 2º Ciclo.