paixão da educação

a história de um lento regresso à escola, contada pelo 'próprio'

quinta-feira, junho 23, 2005

Acerca do regresso, em pleno verão

Agradeço e retribuo as saudações do Luís Palma de Jesus acerca do regresso... em força. Não sei se é um regresso, seguramente não é em força, porque o meu ritmo de actualização da paixão agora é menor. Por diversos motivos, entre os quais não será de menor importância o facto de estarmos em pleno final de ano lectivo. O destino deste projecto da Paixão, que nasceu sob o signo da reflexão colectiva mas falhou rotundamente esse objectivo, terá de ser repensado durante as férias de verão.

Aproveito sim, a propósito do cansaço do Luís Palma, para chamar a atenção para o número redondo de 600 posts a que, em cerca de dois anos e meio de trabalho, já chegou o excelente Geografismos. Ainda não vi este projecto, único na blogosfera, devidamente reconhecido como um dos melhores blogues educacionais portugueses, do ponto de vista da ligação do professor aos seus alunos, da facilitação de acesso a conteúdos de qualidade e como prolongamento do trabalho realizado na sala de aula. Quem conhece o trabalho sabe que estas palavras não são excessivas e que o Geografismos é, neste contexto da utilização da net para fins educacionais, um exemplo de boas práticas.

Nós, aqui na Paixão, encontrámos neste projecto uma das nossas inspirações. Deixamos aqui o link para um questionário extenso e detalhado que realizámos há meses, em Novembro passado, ao seu autor.


* * *


Também agradeço as boas vindas do colega Manuel Cabeça - Da Escola -, à saltapocinhas - Fábulas - ao Miguel Pinto - outroolhar - ao blogue Deleites Pensamentos, à Ana Carina Moreno [parabéns pelo final do estágio na Visão... e pelos bilhetes para Madagáscar, o filme]- Blog Inspirado -, à Carmen, leitora regular, à Manuela Delgado João Ramos, - Biblio-Beiriz-Boletim, Dias com Árvores -, e à Alice Santos, a quem retribui neste post. E àqueles de que me esqueci.

9 Comments:

Enviar um comentário

<< Home