paixão da educação

a história de um lento regresso à escola, contada pelo 'próprio'

terça-feira, janeiro 04, 2005

Uma História da Beleza

Mais uma actualização, nas sugestões de leitura. A obra - História da Beleza - foi dirigida por Umbereto Eco, que no seu tempo de universitário principiante deixou a marca de uma tese sobre a estética em S. Tomás. Podemser lidos alguns excertos na secção Leituras en dia.

Publicado pela Difel, com um cuidado gráfico à altura das obras primas que reproduz, é mais um livro-álbum ou um livro de arte para o público popular. Na verdade no princípio deste livro esteve um CD-Rom [sinal dos tempos]. A obra foi composta a partir de múltiplas integrações e adaptações dos conteúdos do suporte inicial que saiu em 2002 com o nome "Bellezza.Storia di un'ideia dell'occidente". Objectivamente trata-se de um livro que em mais de 400 páginas reúne centenas de pinturas, figuras , representações e ícones da arte ocidental, por cujos nós, cruzamentos e caminhos se foi construindo uma certa ideia de beleza. Os comentários de enquadramento não são copiosos, mas correspondem inteiramente ao elevado padrão de qualidade imposto pela obra.

O livro, com o CD, que não sei como conseguir, serão um excelente instrumento de trabalho para uma disciplina de História da Arte, ou para outra qualquer. Um livro para ler e para ver.