paixão da educação

a história de um lento regresso à escola, contada pelo 'próprio'

segunda-feira, janeiro 17, 2005

"Ler Consigo", consigo ler









A APP, [Associação de Professores de Português] faz uma proposta para o final do IIº período. A proposta pode ser lida, com pormenores, nesta página do projecto Ler Consigo.

Trata-se de promover o gosto pela leitura entre os alunos, convidando para a sala de aula leitores de fora da escola para proceder a leituras escolhidas. A Associação sugere convites a pais dos alunos, a artistas, cientistas, a figuras públicas da região - o presidente da Junta de Freguesia, um bombeiro, o Pároco, um ministro ou o Presidente da República... Eu acrescentaria os professores da escola, dos órgãos de gestão, as senhoras funcionárias auxiliares, alunos mais velhos ou ex-alunos. Os resultados destas actividades, a médio e longo prazo, são sempre imprevisíveis, mas reramente deixam os alunos indiferentes.

A Associação sugere que a actividade se desenvolva entre 14 e 18 de Março, coincidindo com a última semana de aulas do período. A 17, véspera do final, decorre a Primavera da Europa. Também é uma boa oportunidade para deixar entrar na escola uma brisa fresca.