paixão da educação

a história de um lento regresso à escola, contada pelo 'próprio'

segunda-feira, dezembro 06, 2004

A propósito do Programa PISA: "Estudantes que lêem menos..."

O jornal Público, na sua edição de ontem, domingo, dedica duas páginas às conclusões do relatório elaborado pela OECD [Organisation for Economic Co-Operation and Development] a partir dos dados recolhidos pelo PISA de 2000. Estudantes que lêem menos são mais vulneráveis ao insucesso escolar é o nome da principal matéria do jornal sobre o assunto e vale como uma boa síntese. A importância da leitura para a construção de um percurso escolar sólido e a falta de hábitos de leitura entre os estudantes portugueses, são dois dos pontos referidos naquele dossier.

O Projecto PISA, que significa Programme for International Student Assessment, inclui Portugal e estuda de forma consistente e continuada as competências dos jovens alunos. O nosso país fará parte do PISA 2006, com mais de 50 países de todos os continentes.

No site da OECD podem ser encontrados alguns relatórios sobre o assunto. Em What Makes School Systems Perform? - Seeing School Systems Through the Prism of Pisa, disponível em formato PDF, pode ler-se: "Are students well prepared to meet the challenges of the future? Are they able to analyse, reason and communicate their ideas effectively? Do they have the capacity to continue learning throughout life? Parents, students, the public and those who run education systems need to know the answers to these questions." (p.3)

Mais adiante: "In recent years, PISA – the OECD Programme for International Student Assessment – has heavily influenced educational discourse in a number of countries by raising the following question: Which factors of education systems and which cultural and socio-economic factors are responsible for the variation in the "productivity" of education systems?" (p.8)

Estão ainda disponíveis, no mesmo formato Problem Solving for Tomorrow’s World - First Measures of Cross-Curricular Competencies from PISA 2003 e Learning for Tomorrow’s World - First Results from PISA 2003. São textos de fundo.

O dossier do Público fala também do programa RBE, Rede de Bibliotecas Escolares, com declarações da sua coordenadora, Teresa Calçada, e de Emília Amor, responsável pelo Projecto Littera da Fundação Calouste Gulbenkian.

2 Comments:

  • At 12:39 da manhã, Blogger Sofia said…

    o Publico tem um dossier sobre estas questões?

     
  • At 3:41 da manhã, Blogger José Gustavo Teixeira said…

    Sofia, quando falei em Dossier referia-me talvez "pomposamente" às páginas da edição do jornal desse dia dedicadas ao assunto. E não a qualquer outro tipo de documento, como a expressão faria pensar.

     

Enviar um comentário

<< Home