paixão da educação

a história de um lento regresso à escola, contada pelo 'próprio'

quarta-feira, dezembro 15, 2004

Leitores de romances de cordel... no ciberespaço

O título é de uma afirmação do responsável dos serviços técnicos da Biblioteca Pública de Cleveland. Quer nesta como na Biblioteca Pública de Nova Iorque foi lançado um programa de empréstimo de e-books para leitores regulares. O programa começou com cerca de 3000 títulos e está disponível através da net durante 24 por dia, 7 dias por semana. O artigo é do New York Times, publicado em Portugal pelo suplemento Computadores do jornal Público. Pode ver aqui The New York Public Library's eBook Catalog.

Começa assim o artigo: "Os livros que mais recentemente chegaram à Biblioteca Pública de Nova Iorque não ocupam qualquer espaço nas prateleiras. Trata-se de livros electrónicos, a rondar os 3 mil, a que qualquer dos 1,8 milhões de frequentadores da biblioteca poderá aceder através de um mero apontar e clicar nesta página, onde consta toda a colecção de E-books disponíveis.

Dos "best-sellers" aos romances, da ficção científica aos guias e manuais, há de tudo. E os utilizadores da biblioteca podem aceder-lhes, descarregando-os para leitura nos seus computadores portáteis, nos seus computadores de bolso (ou organizadores pessoais) ou noutro qualquer dispositivo que possa receber o "software" de leitura, que é de uso gratuito.

Quando chega ao fim o prazo para leitura das obras requisitadas em formato electrónico, os ficheiros respectivos ficam automaticamente trancados - qualquer que seja o tipo de computador usado - e os títulos voltam a estar disponíveis para outros frequentadores da biblioteca."