paixão da educação

a história de um lento regresso à escola, contada pelo 'próprio'

quinta-feira, novembro 25, 2004

Xico Braga recebeu Medalha de Mérito Cultural

O concelho do Seixal fez 168 anos no passado dia 6 de novembro. A Câmara assinalou a data com uma sessão solene comemorativa no Fórum e atribuiu medalhas a diversas personalidades. O nosso amigo Francisco Braga, Xico para os amigos e nos livros de poesia, foi um dos galardoados. Recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Concelho. Segundo o boletim da autarquia o Xico Braga "tem-se notabilizado como filósofo, poeta, escritor e fotógrafo. Através das várias expressões de comunicação que desenvolve, engrandece o nosso concelho." Afirma a finalizar que o homenageado tem sido um "dinamizador e impulsionador de vários clubes escolares de expressão artística".

Xico Braga é professor efectivo na escola secundária Moinho de Maré, em Corroios, e dirige desde há muito o jornal escolar O Celeiro. A publicação tem a sua marca de fotógrafo, dando regularmente destaque à fotografia artística.

O Xico publica com regularidade, nomeadamente poesia. De Poemas a duas vozes [SULEDITA, LDA, 2003] , em parceria com o Francisco Gonçalves, retiro "a travessia", um breve e belo poema que diz assim:

Parto de mim
E atravesso o teu corpo
Para me encontrar.

Longa a jornada
Que eu comecei um dia
Depois de ter sonhado
Com essa travessia.