paixão da educação

a história de um lento regresso à escola, contada pelo 'próprio'

domingo, outubro 17, 2004

Revista da quinzena (4 a 15 de Out)

Passaram duas semanas desde que iniciámos a publicação de posts com mais regularidade. Para além das entradas breves, por vezes de circunstância, também ficaram já lá para baixo alguns textos que merecem, em nosso entender, alguma atenção e, quem sabe, uma releitura. A título de sumário e de balanço aqui ficam as ligações directas para os posts do nosso primeiro ciclo editorial.

Ranking... Pontes... o CAOS? ou Pistas para encontrar SOLUÇÕES?, em que ficamos a conhecer a Lília no Reino dos DISPARATES e a Lília no Reino da UTOPIA.

A propósito da publicação dos Rankings, no dia 2 de Outubro, encontrará lá mais para baixo estas entradas de reflexão e de balanço acerca do modo como o assunto foi tratado na blogosfera: Ranking... para que vos quero?, Em Defesa e Contra os Rankings e Ranking na blogosfera: um ponto da situação.

Acerca do infinito do universo e dos concursos faz um balanço crítico do momento, nomeadamente no que toca à barafunda dos concursos de professores e ao conturbado início de ano lectivo.

BOM DIA AO NOVO ANO ESCOLAR... é uma saudação em tom irónico ao novo ano que começa ("O Reino dos disparates é infinito").

Comentário a um post: paralaxe e simplificação constitui a entrada num debate que se desencadeou nalguns blogues da escola, em torno do estatuto remuneratório dos professores, para usar uma expressão simpática.

A Liberdade de Imprensa é uma breve recensão acerca do lugar de Portugal num relatório internacional que avalia as condições de liberdade de expressão em todo o mundo (muito oportuno).

Jogos florais é uma síntese crítica e amarga das rotinas do regresso às aulas.

Finalmente em Campeonato Nacional de Língua Portuguesa,
Concurso Repórter Expresso para alunos do 3º ciclo e A Visão dos mais pequenos podemos encontrar oportunidades de actividades para realizar com os nossos alunos ou com os nossos filhos.

Mas há mais lá para baixo: são 46 posts com sugestões, ideias, evocações, balanços e reflexões. Para ler.

Afinal, uma quinzena marcada também pela morte de figuras tão diversas como Maria Rosa Colaço, Jacques Derrida, Christopher Reeve, Fernando Sabino, Fialho Gouveia e Nuno Brederote Santos.

1 Comments:

  • At 5:18 da tarde, Blogger António Matos Rodrigues said…

    http://mariarosacolaco.blogspot.com/

    Amigos, Conhecidos e Desconhecidos
    Uma vez que citam a Maria Rosa Colaço:
    Fui aluno dela. Tomei a liberdade de organizar um blog em seu nome. Está ainda em construção mas desde já fica à disposição de quem queira contribuir para a sua memória.
    Obrigado.

     

Enviar um comentário

<< Home