paixão da educação

a história de um lento regresso à escola, contada pelo 'próprio'

sexta-feira, outubro 15, 2004

A importância de ter REFERÊNCIAS - Maria Rosa

Há dias morreu Maria Rosa Colaço. Muitos da minha geração, nos anos sessenta, andaram com aquele livrinho A CRIANÇA E A VIDA no bolso e ofereceram dezenas... aos amigos... às amigas... às namoradas... aos namorados... era um rasgo de esperança naqueles dias cinzentos, muito negros, de guerra e de medo! a Maria Rosa entra para o ensino numa escola de gente pobre, de meninos vadios... de quem nada se espera... e aparece um livro de poesia... de "crianças poesia"! Passados 40 anos, esperava ver os textos vividos destes meninos agora à roda dos cinquenta - o victor de «o amor é um pássaro verde...» tinha 9 anos; o inácio de «o amor é como duas borboletas...», tinha 10! os outros mais ou menos. Onde estão eles? Onde os resultados dos milhares de colegas que tentaram seguir o exemplo destas «Palavras Iluminadas». Talvez andem aí pelos blogues e pelos espaços da NET... Talvez sejam a reserva que nos resta para protestar perante as nuvens negras que nos cobrem e não admitirmos que continuem impunemente a mentir-nos... Mais de mil profesores continuam por colocar... muitos mais de muitos mil estão deslocados e "perdidos" num país que tem "deficit" elevado de ileteracia e até alfabetização!!! a Maria Rosa foi e é importante. Mais importantes os milhares e milhares de victores... de inácios... mários... fernandos... que agora são pais e talvez professores no desemprego!

5 Comments:

  • At 6:34 da tarde, Blogger Luís Aguiar-Conraria said…

    Façamos um brinde aos que enganam e contrariam o seu destino.

     
  • At 8:46 da tarde, Blogger José Rabaça Gaspar said…

    Obrigado pelo seu BRINDE... e fui roubar palavras suas:
    «O meu melhor aluno vem de Singapura. Ainda está no primeiro ano mas, como o liceu deles é considerado muito bom, a Cornell deixa-o saltar as cadeiras do primeiro ano. O malandro, hoje, desafiou-me a fazer uma demonstração, para a qual não estava preparado, em plena aula. Aceitei o desafio e perdi. Tem futuro o rapaz.»

     
  • At 2:19 da manhã, Blogger SaltaPocinhas said…

    Eu tenho esse livrinho, numa estante aqui mesmo à minha frente... Graças a esse livro ia à escola da minha tia chateá-la para ela me deixar fazer "aquele tipo" de perguntas aos alunos dela e até organizei um caderninho com as respostas! acho que foi por essa altura que decidi ser professora! E jamais esqueci a frase "O amor é um pássaro verde num campo azul no alto da madrugada".

     
  • At 4:56 da tarde, Blogger António Matos Rodrigues said…

    http://mariarosacolaco.blogspot.com/

    Amigos, Conhecidos e Desconhecidos
    Fui aluno da Maria Rosa Colaço. Tomei a liberdade de organizar um blog em seu nome. Está ainda em construção mas desde já fica à disposição de quem queira contribuir para a sua memória.
    Obrigado.
    A Matos Rodrigues

     
  • At 5:53 da tarde, Blogger António Matos Rodrigues said…

    Amigos
    O blog que criei em memória da professora Maria Rosa Colaço (http://www.mariarosacolaco.blogspot.com) e que a vossa ajuda tem sido publicitado, tem recebido contributos muito muito gratificantes.
    Um grande abraço para vocês.
    A.

     

Enviar um comentário

<< Home