paixão da educação

a história de um lento regresso à escola, contada pelo 'próprio'

domingo, outubro 17, 2004

Cuidado com os Almanaques

É um aviso sério: os Almanaques populares não fornecem informação rigorosa... como deviam. Costumo trabalhar com o Almanaque Borda D'Água e com o Almanaque Ribeirinho do meu amigo Cristiano Gandra. Poderiam ser instrumentos úteis para antecipar datas, celebrações e acontecimentos relevantes para ajudar a compor a agenda escolar. Mas uma leitura mais atenta da quinzena entre 17 e 31 de Outubro deixou-me siderado pelas incorrecções, desacertos e informação falsa que as duas publicações transmitem. E seria, em muitos casos, fácil tirar a limpo qualquer dúvida.

Alguns exemplos: o Dia Mundial das Missões é a 18 no Ribeirinho e a 19 no Borda D'Água; investiguei, sem grandes conclusões, mas creio que é a 24. O Dia Mundial da Terceira Idade é a 28 no Ribeirnho e a 29 no Borda D'Água. O Dia Internacional da Tolerância aparece num e não aparece no outro, tal como acontece com o Dia da Internet e o Dia da Osteoporose.

Mas mais grave, muitíssimo mais grave é a indicação da Hora de Inverno, que está, aliás, regulada por lei. O Ribeirinho diz, laconicamente, sem qualquer informação suplementar, que é a 26 de outubro, terça-feira; o Borda D'Água diz que é a 24, Domingo. Nem uma coisa nem outra, mas neste caso o Ribeirinho do Gandra ganhou a aproximação. A Hora de Inverno chega no último domingo de Outubro, ou seja a 31. O facto pode ser confirmado aqui, com a autoridade do Observatório Astronómico de Lisboa. Aí lê-se claramente: quanto à Hora de Inverno: "será adiantada de 60 minutos à hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 28 de Março [e] atrasada de 60 minutos às 2 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 31 de Outubro".

Nalguns casos é falta de informação e de inércia, noutros o desacerto resulta de uma mistura de confusão na consulta do calendário com a ausência de uma entidade que regule e fixe as datas e as comemorações oficiais. Por isso há de tudo. Até já vi indicado o Dia dos Discos Voadores...