paixão da educação

a história de um lento regresso à escola, contada pelo 'próprio'

sábado, outubro 30, 2004

Ano Internacional da Física em 2005








José Dias Urbano, presidente da Sociedade Portuguesa de Física foi nomeado comissário nacional para o Ano Internacional da Física 2005. A escolha envolveu o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Educação e Ciência.

Num documento da Sociedade - Enquadramento, objectivo, intervenientes - disponível em formato PDF, pode ler-se: "Dado o desinteresse dos jovens pela Física, que se acentuou durante a década de 90, o 3.º Congresso Mundial das Sociedades de Física, realizado em Berlim em 15 e 16 de Dezembro de 2000 por ocasião das Comemorações do Centenário da Teoria Quântica, aprovou resoluções destinadas a Aumentar a Compreensão Pública da Física, a Elevar o Perfil da Física nas Escolas e a Fortalecer as Sociedades de Física. Aprovou também a proposta da Sociedade Europeia de Física – EPS de se iniciarem diligências para que o ano de 2005, centenário do Annus Mirabilis da produção científica de Albert Einstein, fosse declarado o Ano Mundial da Física."

O programa de acção no nosso país será conhecido no próximo mês de Novembro. De assinalar que em 2005 passam precisamente 100 anos sobre o enunciado da Teoria da Relatividade. Mais informações neste site oficial do Ano Mundial da Física 2005.