paixão da educação

a história de um lento regresso à escola, contada pelo 'próprio'

terça-feira, outubro 19, 2004

Afinal quando é que muda a hora?

Não é para já. De facto a mudança da hora, ou seja a passagem para a hora de Inverno, só se verifica no último domingo de Outubro, a 31. Esta alteração está estabelecida pelo Decreto-Lei nº 17/ 96 de 8 de Março onde se pode ler: "As mudanças de hora efectuar-se-ão adiantando os relógios de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Março e atrasando-os de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Outubro seguinte."(Art. 2º) Traduzindo para a linguagem comum significa que na madrugada do próximo dia 31 de Outubro, domingo, quando forem duas horas da manhã os ponteiros do relógio devem ser atrasados para a uma da manhã.

Durante o período de Inverno, entre o último domingo de Outubro e o último domingo de Março, a hora legal, estabelecida em conformidade com este decreto-lei coincide com a hora UTC, a do tempo universal coordenado, que veio substituir a hora do meridiano de Greenwich. Mas durante a hora de Verão, em que ainda estamos neste momento, a hora legal encontra-se desfasada uma hora do tempo UTC. No momento em que escrevo este post são 16.48 pela hora legal e 15.48 pelo tempo UTC. Quando no domingo, 31 de Outubro, pelas duas da manhã fizermos regredir os ponteiros do relógio em sessenta minutos, ficaremos então com ambas a coincidir.

Em caso de dúvida - e já vimos como dois almanaques erraram clamorosamente nesta informação - consultar o Decreto-Lei ou o OAL - Observatório Astronómico de Lisboa através dos números de telefone:
21 361 67 39/ 21 361 67 30

Voltaremos a avisar da mudança da hora mais lá para diante.